Cultura

FCCM disponibiliza histórias lúdicas online para crianças

A primeira história a ser contada foi à história do Gato Xadrez

31/03/2020 15h43
Por: Pietro Lima
Fonte: Ascom PMM
146

 

Durante o período de quarentena, muitos pais têm tido dificuldades em lidar com a energia acumulada das crianças em casa. Para ajudar nessa missão, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) preparou uma série de histórias lúdicas online contadas para as crianças nesse período de isolamento domiciliar. Além do entretenimento, o lúdico também é importante na formação e desenvolvimento da criatividade e aprendizagem dos pequenos.

 

As histórias são produzidas pela equipe da Companhia das Artes da FCCM e serão postadas diariamente no Facebook da Fundação Casa da Cultura de Marabá. A ideia do Projeto partiu da presidente da FCCM, Vanda Américo, pensando na comodidade das crianças que estão em casa.

 

A primeira história a ser contada foi à história do Gato Xadrez, que na realidade conta a história de gatos de diferentes cores, através de uma linguagem musical, com o uso de figuras, cores e expressões faciais. O vídeo também alerta para necessidade que as crianças permaneçam em casa durante esse período.

 

As próximas histórias que serão postadas entre sexta feira (28) e quarta-feira (1) são: “Era uma casa bem fechada”, “De que cor pode ser o lobo”, “o Macaco e o buraco” e o “Sítio do Seu Lobato”. Elas já estão gravadas, outras também serão produzidas nos próximos dias.

 

“É um momento lúdico que nesse momento chega até as crianças que estão em casa. As pessoas estão se prevenindo, mas poderão continuar acompanhando parte das atividades que a equipe realiza diariamente em Marabá”, acrescenta o coordenador da Companhia das Artes da FCCM, Ismael Mota.

 

Vale ressaltar que a realização de atividades lúdicas, durante o período de quarentena, também é muito importante para auxiliar no nível de estresse e saúde mental dos pequeninos. “Construir um ambiente de expressividade, sentar com a criança, questionar como ela está, fazer brincadeira, musicas, imagens”, é uma das dicas de saúde mental para o período da quarentena, sugeridas pelo médico de saúde mental do CAPS III, Charles Roosevelt.

 

As aulas da FCCM estão suspensas desde o dia 20 de março, devido às medidas adotadas na contenção da Covid-19, pandemia global que tem modificado a rotina das pessoas em todo o planeta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.